Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, são os nomes quentes de hoje. Mas ao buscar um nome para o meu Blog lembrei-me que quando criança gostava de DROPS MISTO. Aquele que tinha vários sabores, várias cores. Talvez um conjunto de sabores me diz melhor sobre a diversidade da vida. Sou cineasta porque o cinema trabalha com muitas formas de expressão artística. Essa diversificação de interesses será o tema de nosso Blog onde conto com vocês para um animado debate de temas atuais.
Aécio cobra de Temer medidas em defesa de Minas e da Cemig
Estive nesta tarde com o presidente Michel Temer para voltar a defender a Cemig e, acima de tudo, os interesses dos mineiros.
Sabemos que, em razão de uma iniciativa desastrada e irresponsável da presidente Dilma, em 2012, a Cemig vê hoje a possibilidade de perder 50% do seu parque gerador de energia. Iniciativa fortemente criticada por mim à época.
As hidrelétricas de Jaguara, São Simão e Miranda estão com leilão marcado para o mês que vem. Conversei hoje com o governador Pimentel, a bancada mineira tem se movimentado nessa direção, o deputado Fabio Ramalho tem liderado essas movimentações.
O que estamos buscando é uma alternativa que permita ao governo receber, mesmo que não integralmente, uma parcela daquilo que seria previsto em eventual leilão, mas que permita à Cemig também não ver uma parcela fundamental do seu patrimônio, que é um patrimônio dos mineiros, ser levado dessa forma.
A Cemig está buscando opções, entre elas a construção de uma parceria para que se faça uma oferta ao governo federal, onde a Cemig teria a preferência de aquisição da operação sem a necessidade de ir a leilão. Uma outra alternativa, seria a possibilidade de a Cemig adquirir, por um valor um pouco menor do que o previsto no leilão, a concessão novamente dessas hidrelétricas. Pagaria isso ao longo do tempo, em 10, 15 anos ao mercado financeiro.
O presidente ficou de examinar a proposta que será levada, na próxima quinta-feira, ao Ministério do Planejamento. Conversei com o ministro Dyogo de Oliveira, do Planejamento, e ficamos de, após a reunião técnica, voltarmos a falar do assunto.