Sob o comando de Aécio Neves, o PSDB elegeu a maior taxa de sucesso de todos os partidos







Brasília (DF) – A votação expressiva do PSDB nas eleições municipais deste ano fez com que o partido fosse considerado o mais eficiente nas disputas: elegeu 47% dos seus candidatos a prefeito, a maior taxa de sucesso entre todas as legendas do Brasil. O cálculo considera o número de candidatos lançados pelos partidos e a quantidade de prefeituras conquistadas. Ao todo, 1.719 tucanos disputaram o pleito no 1º e 2º turno, e 803 foram eleitos.

Para se ter uma ideia da evolução nos quadros do PSDB, nas últimas eleições municipais, em 2012, o partido ficou em quarto lugar na quantidade de candidatos eleitos proporcionalmente, com uma taxa de sucesso de 43%. As informações são de reportagem publicada nesta terça-feira (01) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em contrapartida, o Partido dos Trabalhadores, atingido em cheio pelo escândalo da Operação Lava Jato, que chegou aos seus principais líderes, e pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, teve o mais baixo índice de aproveitamento de sua história recente. Com dificuldade para lançar novos candidatos e levantar recursos para suas campanhas, o PT conseguiu eleger apenas 254 dos 980 petistas que disputaram as eleições este ano. Com uma taxa de sucesso de 26%, o partido ficou na 13ª colocação.


Para o deputado federal Wherles Rocha (PSDB-AC), o desempenho expressivo do PSDB nas urnas é mais uma prova de que a população brasileira rejeitou o discurso petista, optando pela agenda da responsabilidade fiscal e social que o PSDB sempre priorizou.


“Esse crescimento do PSDB, que foi um crescimento expressivo, mostra que a população reprovou o modelo implantado pelo PT. A prova é que todos os partidos ligados ao PT encolheram. O PSDB, que manteve um discurso de responsabilidade fiscal, de equilíbrio, manteve um discurso distante desse que o PT adotou durante os 13 anos de governo, inspirou nessa eleição a confiança e a credibilidade da população. Não dá para colocarmos na vala comum o PT e o PSDB. Não é assim, o eleitor não viu assim. O eleitor mostrou que quer o discurso da responsabilidade, do equilíbrio fiscal, do respeito com a coisa pública, e esse discurso sempre foi do PSDB”, afirmou.

O parlamentar destacou que as urnas refletiram o desejo dos brasileiros pela coerência. “O PT encolheu quase 60%. O PSDB cresceu mais de 40%. O que eu vejo é que a população reprovou esse modelo que o PT implementou durante os últimos 13 anos, e a população se identificou nessa eleição com o discurso da coerência do PSDB”, disse.

O tucano acrescentou ainda que os escândalos a que o PT foi submetido nos últimos anos foram determinantes para o descrédito dos eleitores com o partido, e até para o fim do discurso petista de ‘proximidade com o povo’.

“O PT voltou às suas origens, ou seja, trabalhar contra tudo e contra todos. É bom lembrar que o PT votou e trabalhou contra a Constituição Federal, e estava errado. Trabalhou contra o Plano Real, estava errado. Trabalhou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, e estava errado. Hoje, trabalha contra o Brasil novamente. Isso teve reflexos”, constatou Wherles Rocha.

“A população não quer mais a política ligada à irresponsabilidade, aos grandes esquemas de corrupção no Brasil – mensalão, petrolão e os outros tantos escândalos que aconteceram. Houve um enfraquecimento desse polo político, que representou o que tem a maior expressão no PT, e um crédito que a população deu ao discurso do PSDB”, completou o deputado.