Aécio fala sobre a esperança de um novo tempo





Aécio Neves - Jornal Estado de Minas - 31/12/2016




O difícil ano de 2016 vai finalmente chegando ao fim. Enfrentamos as consequências de uma herança maldita deixada pelos governos do PT, marcada por desemprego recorde, inflação e a maior recessão da história, que afetou a todos os brasileiros.


Mas, por outro lado, 2016 também foi um ano importante para demonstrar a força das instituições.


Por isso, nesse momento, precisamos renovar o nosso compromisso e a nossa esperança em um novo Brasil. A autoestima do nosso povo está alquebrada, as condições materiais estão dificílimas e a confiança em um futuro melhor ainda não renasceu com o vigor necessário. Mas o país pode e precisa ser mais forte que tudo isso.


Cabe a nós construir as pontes capazes de nos conduzir a um novo tempo. Nossas chances de sucesso serão tanto maiores quanto mais realistas e conscientes formos em relação à severidade das condições que precisamos superar.


A tarefa está longe de ser simples. O Brasil é hoje o resultado de uma combinação perversa de gestões marcadas pelo descalabro, pela irresponsabilidade e pela corrupção. Apenas com uma grande união nacional haverá chance de virarmos definitivamente esta página lamentável da nossa história.


Não podemos permitir, em momento de tamanha gravidade, que interesses individuais, partidários ou eleitorais se imponham.


Nosso foco, mais do que nunca, precisa ser a população brasileira, em especial a mais fragilizada. Os ajustes que precisam ser feitos devem levar em conta uma agenda social que defenda os mais pobres e priorize os milhões de desempregados e suas famílias.


O Brasil exige de nós, sobretudo, coragem. Muitos dos sistemas, modelos, paradigmas que sobreviveram até agora já se comprovam exauridos. O país está vergado sob o peso de entraves e injustiças que simplesmente não têm mais como continuar existindo.


Devemos enfrentar os desafios com responsabilidade. O povo brasileiro tem pressa, exige respostas e soluções. Cobra respeito. E está certo.


Nossa tarefa é fazer com que este Brasil que precisa nascer venha finalmente à luz e sepulte, definitivamente o Brasil da impunidade e dos privilégios. Basta de sermos apenas o "país do futuro", que nunca chega.


Nosso país tem imensas possibilidades. Nosso povo tem a fibra necessária para superar as mais intransponíveis dificuldades, do que é prova nossa própria sobrevivência em um cotidiano de imensos obstáculos. Nossas instituições têm exibido a robustez necessária para equilibrar os naturais conflitos.


Se o governo, todos os governos fizerem a sua parte, se houver um esforço verdadeiro de toda a sociedade, se prevalecer o interesse real em torno do bem comum, nossa chance de êxito torna-se bem maior. Que estaesperança alimente nossas forças e nossas convicções e mova nossas ações em favor da construção de um novo Brasil.





Feliz 2017 para você e sua família.