Aécio : "Oposição cobrará demissão da diretoria da Petrobrás"



Oposição cobrará na CPI demissão da diretoria da Petrobras, diz Aécio
Oposicionistas preparam relatório paralelo ao do deputado Marco Maia.
Segundo tucano, documento poderá pedir responsabilização de Dilma.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta terça-feira (16) que o relatório paralelo que será apresentado pela oposição na CPI mista da Petrobras pedirá a demissão da atual diretoria da empresa. Segundo o parlamentar, é preciso “uma mudança radical” no comando da petroleira.

O

Partidos da oposição preparam um segundo relatório para ser apresentado nesta quarta-feira (17) na CPI mista, uma alternativa ao parecer elaborado pelo relator, deputado Marco Maia (PT-RS). Oposicionistas, segundo Aécio, estão “inconformados” com o documento do petista, que não recomendou indiciamento de nenhum dos envolvidosno suposto esquema de corrupção instalado na Petrobras.

“Nosso relatório vai propor indiciamentos e pedir de forma muito clara que essa direção não tem condições de permanecer”, afirmou Aécio durante entrevista coletiva nesta tarde. Ele não antecipou quais nomes devem ser apontados no relatório, mas disse que vai “corrigir” o parecer de Marco Maia. “O deputado Marco Maia lavou as mãos”, criticou o senador.

O documento da oposição poderá pedir também a responsabilização da presidente Dilma Rousseff, segundo Aécio Neves. O senador, porém, não detalhou de que forma o tema será abordado no relatório.

Aécio Neves disse ainda que é preciso “investigar” a denúncia de que uma ex-gerente da empresa já teria alertado a direção sobre irregularidades em contratos. O senador voltou a dizer que a presidente Graça Foster “mentiu” ao dizer que não tinha conhecimento de suposto esquema de pagamento de propina a funcionários da Petrobras.

“Isso tem que ser investigado. Eu me refiro ainda a outro documento que ela [Graça Foster] recebeu em abril já da empresa holandesa confirmando o pagamento de propina por funcionários da Petrobras. Isso foi perguntado a ela durante o seu depoimento [à CPI mista da Petrobras] e disse que não tinha nenhuma informação nessa condição”, afirmou.
saiba mais


No mês passado, esse assunto foi objeto de uma queixa-crime apresentada pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) ao Ministério Público Federal. O parlamentar acusa a dirigente de ter prestado falso testemunho durante depoimento à CPI mista da Petrobras, em junho deste ano.

Após a queixa do deputado, a Petrobras informou, em nota, ter tido conhecimento em maio deste ano, pela SBM Offshore, de que o Ministério Público holandês identificou transferência da conta do representante comercial da empresa no Brasil para um empregado ou ex-empregado da Petrobras. Segundo a estatal, no entanto, o assunto só foi divulgado pela petroleira em novembro porque o entendimento, até então, era de que a informação estava sob sigilo.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/oposicao-cobrara-na-cpi-demissao-da-diretoria-da-petrobras-diz-aecio.html