PT usará festa para defender Lula das denúncias de corrupção


PT usará festa do 13º aniversário para deflagrar campanha em defesa de Lula

(...)

O PT planeja usar suas mais importantes efemérides de 2013 - o aniversário de 33 anos da legenda e os dez anos no comando do governo federal-para deflagrar um grande movimento nacional em defesa do ex-presidente Lula e deu seu "legado".

Os detalhes dos eventos serão definidos até janeiro pelo comando nacional petista, mas a decisão política de "bater bumbo" já está tomada. E Lula estará no centro das homenagens. Em 2012, o PT fez uma comemoração discreta de seus 32 anos.

Segundos dirigentes e deputados petistas ouvidos pelo BRASIL ECONÔMICO, a ideia é sensibilizar a militância e criar uma "onda vermelha" para impedir que o caso Rosegate e as denúncias de Marcos Valério sejam instrumentalizadas pela oposição em 2013.

Reservadamente, os petistas temem que Lula seja investigado em razão dos dois casos que vieram à tona recentemente. Antes do nome do ex-presidente surgir no noticiário, o comando do PT estava defendendo discretamente os réus do julgamento do mensalão.

Depois que as declarações de Valério foram divulgadas na imprensa, a primeira providência do partido foi mobilizar suas bases parlamentares para assumir a linha de frente da defesa do ex-presidente. O principal porta-voz foi o deputado federal Jilmar Tatto, líder do PT na Câmara. "Se eles querem guerra, então vamos ter guerra", chegou a dizer o parlamentar.

Brasil Econômico/ Pedro Venceslau