PSDB-MG elegeu 132 prefeitos, o que corresponde a 50% dos candidatos lançados pelo partido.








Ao todo, 387 coligações majoritárias integradas pela legenda saíram vitoriosas, incluindo a eleição de 105 vice-prefeitos tucanos


A exemplo do que ocorreu em todo o País, o PSDB de Minas Gerais teve um ótimo desempenho no 1º turno das eleições municipais deste ano. O partido saiu vitorioso em 387 coligações majoritárias das quais fez parte em municípios de todas as regiões do estado. Em 2012, os tucanos integraram 380 coligações vitoriosas.


Dos 266 candidatos tucanos que disputaram o cargo de prefeito em Minas, 132 foram eleitos, o que representa um sucesso em 49,6% das candidaturas. Em 2012, o PSDB apresentou 311 candidatos a prefeito e elegeu 137, o equivalente a 44% das candidaturas.


Com o resultado deste ano, os prefeitos eleitos pelo PSDB governarão, ao todo, 2.726.757 pessoas em Minas, de acordo com dados do IBGE. Este número poderá chegar a 5,8 milhões caso o partido vença as eleições em Belo Horizonte e Contagem, onde disputa o 2º turno respectivamente com os candidatos João Leite e Alex de Freitas.


Entre as prefeituras conquistadas pelo PSDB há importantes polos regionais, como Governador Valadares, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Extrema, Janaúba, Jequitinhonha, Rubim, Itaobim, Paracatu, Unaí, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Vespasiano e Viçosa.

Além dos 132 prefeitos, o PSDB mineiro elegeu 105 vice-prefeitos em municípios de todas as regiões do Estado, como Ipatinga, Varginha, Nova Lima, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Caxambu, Ituiutaba, Guaxupé e Pedra Azul. Em Juiz de Fora, o candidato a vice do atual prefeito, que disputa o 2º turno, também é tucano.

Para as câmaras municipais de Minas foram eleitos 901 vereadores tucanos, cerca de 17% do total de 5.511 candidatos lançados ao legislativo municipal. Ao todo, o PSDB teve cerca de 945 mil votos para o legislativo, dos quais 105 mil foram para a legenda.

Para o presidente do diretório do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, o desempenho do partido nas eleições municipais deste ano mostram o vigor do partido em todas as regiões do Estado.

“Mesmo estando fora do poder estadual, conseguimos vencer em importantes colégios eleitorais e nos firmamos como segundo maior partido do Estado em número de prefeituras”, afirma o líder tucano. “Estes ótimos resultados refletem bem o trabalho de organização partidária que fizemos nos últimos meses e também que temos bons quadros e propostas que inspiram confiança no eleitorado”, acrescenta.

Derrocada do PT

Ao contrário do PSDB, o PT de Minas Gerais sofreu um derrocada nas eleições deste ano. Em 2016, o partido, que há dois anos ocupa o Governo do Estado, elegeu apenas 41 prefeitos, cerca de um terço do total que conseguiu eleger em 2012, quando conquistou 113 prefeituras.



“Em algumas regiões mineiras, o PT foi praticamente dizimado”, afirma Domingos Sávio. “É o preço que o partido está pagando pelo desastre econômico e ético que promoveu em Minas e no país nos últimos anos”, conclui.