Aécio derruba todas as pesquisas e chega no 2° turno com 33,56 %



A antiga richa entre PSDB e PT volta ao cenário político. A presidente Dilma Rousseff (PT) irá para o segundo turno com o candidato do PSDB, Aécio Neves. Com 99,89% dos votos apurados, Dilma tem 41,58% dos votos válidos, e Aécio, 33,56%. Marina Silva (PSB) conta com 21,32% da preferência dos eleitores e ficou de fora do segundo turno, conforme a apuração do Tribunal Superior Eleitoral. Os votos brancos somam 3,84% e os nulos 5,79%.

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT, foi secretária municipal de Fazenda e estadual de Minas e Energia. Em Brasília, antes de chegar à Presidência da República, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010). Em 2010, tornou-se a primeira mulher a ser eleita para a Presidência da República.

Também nascido em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves, tem 54 anos. Neto do ex-presidente eleito Tancredo Neves, ele se formou em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aos 24 anos e hoje é pai de três filhos. O primeiro contato com a política ocorreu em 1981, quando aceitou o convite do avô para trabalhar na campanha para o governo de Minas Gerais e, depois, pela Presidência da República.

O avanço de Aécio, apesar de previsto pelas pesquisas da última semana, foi surpreendente por colocar Marina Silva, que esteve em segundo lugar por quase toda a campanha, após assumir a cabeça de chapa depois da morte de Eduardo Campos, na terceira posição.

Muito longe dos três principais candidatos, Luciana Genro (PSOL) aparece em quarto lugar, com 1,55%. O Pastor Everaldo (PSC) conquistou 0,75% dos votos. Eduardo Jorge (PV) ficou com 0,61% e Levy Fidelix c

Dilma vence em 15 estados; Aécio é o mais votado em dez
Com mais de 99,7% das urnas apuradas, Dilma Rousseff e Aécio Neves conseguiram ganhar a preferência dos eleitores em 25 estados. Dilma foi a mais votada em 15 e Aécio, em dez. A candidata Marina Silva venceu no Acre, seu estado de origem, e em Pernambuco, com 48% dos votos válidos.

Dilma venceu em Alagoas, no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Ceará, Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, no Piauí, onde obteve 70,5% dos válidos. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, em Sergipe e no Tocantins.

Candidato da oposição, Aécio venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, em Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, estado com o maior número de eleitores, onde obteve 44,2% dos votos válidos.
Revista Época