Aécio continua no jogo e com chances



Aécio Neves continua no jogo. E com chance

Três institutos divulgaram ontem pesquisas sobre a corrida eleitoral, e todos apontaram para oscilação ou avanço de Dilma, oscilação negativa ou recuo de Marina Silva e estagnação, oscilação positiva e crescimento de Aécio Neves – cada instituto apresentou desempenho diferente do tucano.

Os institutos foram Ibope, Vox Populi e MDA.

Sugiro cuidado com todas as pesquisas, sobretudo com as feitas pelos dois últimos institutos. O Vox é alinhado incondicional do PT e, curiosamente, só começou a divulgar pesquisas na semana passada – justamente quando Dilma mais precisava de uma ajudinha. E a CNT, contratante da MDA, é uma entidade patronal tão pelega em relação ao governo federal, que tem o poder de concessões de linhas de transporte coletivo, quanto, por exemplo, a CUT.

Mas vamos às pesquisas, e com parcimônia, pois o tempo urge – e ruge. A Vox Populi (teria alguma relação com o que escrevi acima?), abriu 18 pontos de vantagem para Dilma sobre Marina no primeiro turno! Os demais foram mais contidos: o MDA e o Ibope deram 9 pontos a mais para a president@-candidata.

Se, por um lado, Dilma desponta em melhor situação que uma semana atrás em todos os levantamentos, o mesmo acontece com Aécio. Com exceção do Ibope, que o manteve estagnado, os demais institutos apontaram oscilação positiva ou crescimento dele.

No (suspeito) Vox Populi, diante do encolhimento de Marina (cinco pontos em relação ao levantamento anterior), a diferença entre ela e o tucano passou a ser de cinco pontos. Nas pesquisas MDA e Ibope, dez pontos separam Aécio de Marina. A MDA apontou um crescimento de três pontos (a margem de erro é de 2,2 pontos) para o tucano.

As projeções para o segundo turno apontam para a vitória de Dilma, com grande folga no Vox Populi (!), apertada nos dois outros.

Resumo da ópera: o encolhimento de Marina é inquestionável, Dilma se mantém estável ou em ligeiro crescimento (Vox Populi, sempre ele!) e Aécio, na rabeira, reage, embora timidamente.

A diferença dele em relação a Marina, no entanto, encolhe: de 12 para 5 no Vox (cuidado…), 19 para 10 no MDA (idem) e de 11 para 10 no Ibope.

Por mais desfavorável que seja sua situação, movimento ascendente de Aécio ainda permite esperar, a 11 dias do primeiro turno, que ele substitua Marina no embate com Dilma no segundo.

http://blogs.odiario.com/josepedriali/2014/09/24/aecio-neves-continua-no-jogo-e-com-chance/