Aécio avança posições em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro




Aécio avança posições em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Hoje em Dia



Pesquisa Ibope para a Presidência da República, divulgada ontem, revela que começou a dar resultado a estratégia do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, de recuperar terreno em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro para ter chances de chegar ao segundo turno. Em seu estado natal, o tucano oscilou positivamente dois pontos percentuais, chegou a 31% das intenções de voto, um a menos que a candidata do PT, Dilma Roussef. Marina Silva, do PSB, tinha 22% e caiu para 20%.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, Aécio subiu 4 pontos percentuais em cada estado. No primeiro caso, passou de 15% para 19%, enquanto Marina Silva caiu de 38% para 32% e Dilma Roussef manteve-se com 25%. No Rio de Janeiro, o candidato do PSDB passou de 9% para 13%. Dilma recuou de 37% para 34% e Marina caiu de 34% para 32%.



O comando da campanha tucana distribuiu nota, informando que “Aécio Neves está extremamente confiante de que disputará o segundo turno das eleições”.

NÚMEROS

Na média nacional, porém, o candidato tucano manteve-se com os mesmos 19% das intenções de voto da roda anterio do Ibope. A pesquisa trouxe duas boas notícias para a presidente Dilma Rousseff. Primeira: o levantamento confirma a tendência de ampliação de sua vantagem no primeiro turno, movimento que já havia sido detectado em pesquisa do Datafolha na semana passada. No intervalo de sete dias, conforme a série do Ibope, Dilma passou de 36% para 38%, enquanto sua principal adversária na disputa presidencial, Marina Silva (PSB), voltou a oscilar negativamente, de 30% para 29%.

Mais importante que a ligeira variação de Marina em uma semana é observar o desempenho da pessebista a partir do início de setembro: uma queda lenta e constante desde o auge de 33%. O enfraquecimento de Marina coincide com o período de ataques contra ela promovidos, simultaneamente, pelas campanhas de Dilma e do senador Aécio Neves (PSDB) na propaganda eleitoral, em debates e entrevistas.

Segunda informação positiva para Dilma: pela primeira vez, a petista aparece numericamente empatada com Marina na simulação de segundo turno, 41% a 41%. Nas pesquisas anteriores, Dilma era apresentada invariavelmente atrás da ex-ministra do Meio Ambiente. A vantagem da pessebista no embate final chegou a ser de nove pontos na pesquisa do fim de agosto.

O Ibope fez 3.010 entrevistas entre os dias 20 e 22 de setembro, e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00755/2014.

CNT/MDA: Dilma amplia vantagem

Pesquisa CNT/MDA divulgada ontem demonstra que a presidente Dilma Rousseff (PT) aumentou sua vantagem sobre Marina Silva (PSB) mas, num eventual segundo turno, aparece empatada tecnicamente com a pessebista. Neste levantamento, as candidatas perderam votos, e Aécio Neves (PSDB) foi o único a aumentar sua projeção. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.



De acordo com a pesquisa, Dilma teria 36% das intenções de votos, enquanto Marina tem 27,4% se as eleições fossem hoje. No levantamento anterior feito pelo mesmo instituto, em 9 de setembro, a petista tinha 38,1%, e a socialista, 33,5%. Aécio, nesta pesquisa, chegou aos 17,6%. Em 9 de setembro, ele era lembrado por 14,7%.

VOX POPULI

Pesquisa Vox Populi também divulgada nesta terça-feira mostra Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, contra 22% para a candidata do PSB no primeiro turno. O tucano Aécio Neves ficou em terceiro, com 17%. Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada oito dias atrás, Dilma aparecia com 36% das intenções de voto, contra 27% para Marina e 15% para Aécio.

A grande diferença desta pesquisa está no segundo turno. Na simulação do Vox Populi entre as duas candidatas, Dilma subiu de 41% para 46% e venceria a pessebista, que oscilou de 42% para 39%.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/aecio-avanca-posic-es-em-minas-gerais-s-o-paulo-e-rio-de-janeiro-1.270432