Com Alckmin , Aécio visita reduto do PT na periferia de SP




Candidato do PSDB à Presidência fez corpo a corpo com eleitores na Zona Sul da capital paulista, cidade onde a rejeição à Dilma chega a 49% do eleitorado
Bruna Fasano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o candidato a Presidência, Aécio Neves, durante visita a região sul da cidade de São Paulo (Rafael Arbex/AE)

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, visitou na manhã deste sábado a região de M’Boi Mirim, uma das mais carentes da cidade de São Paulo e tradicional reduto de votos do PT. Ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta a reeleição, Aécio caminhou pelas ruas do bairro, visitou uma área de manancial próxima à Represa Guarapiranga e fez corpo a corpo com eleitores e militantes. O presidenciável foi acompanhado de perto pelo ex-governador tucano José Serra, candidato do partido ao Senado.

Uma das estratégias de Aécio nesta primeira fase de corrida ao Palácio do Planalto é percorrer a capital paulista ou o interior do Estado pelo menos uma vez por semana, sempre 'colado' em Alckmin. São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 32 milhões de eleitores. "São Paulo terá um papel decisivo nessa eleição", reconheceu Aécio, durante a manhã. A visita do tucano é uma forma de explorar a resistência do paulistano ao PT, na tentativa de angariar apoio numa região que costuma ser favorável ao partido nas urnas.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, o Estado é um dos principais focos de rejeição à presidente Dilma Rousseff. Em São Paulo, 47% dos eleitores não votariam em Dilma, índice acima da média nacional, de 35%. Na capital paulista, a resistência à presidente é ainda maior: 49% rejeitam a candidata. Contribui para o desgaste da presidente a impopularidade do prefeito Fernando Haddad (PT), que, após um ano e meio de mandato, tem aprovação de apenas 5% dos paulistanos.