Aécio fica no Senado até 5 de agosto



Brasília – Com as atividades do Congresso reduzidas durante o período eleitoral, o senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (MG), vai se afastar do mandato do Senado em 5 de agosto para se dedicar exclusivamente à disputa pelo Palácio do Planalto. De agosto a outubro, estão previstas oito sessões de votação. O pedido de licença deve ser feito logo após um pronunciamento na tribuna da Casa, em que deve prevalecer o tom de críticas ao atual governo. A ausência do parlamentar deverá ser por prazo menor do que 120 dias. Com isso, não será necessária a convocação do suplente, o atual secretário da Agricultura em Minas, Elmiro Nascimento (DEM).



Ontem, Aécio fez mais um gesto para tentar se aproximar do quadro tucano em São Paulo. Como já era esperado, ele anunciou a escolha do ex-deputado federal Arnaldo Madeira como coordenador do seu programa de governo no lugar do ex-governador de Minas Antonio Anastasia. Madeira foi chefe da Casa Civil do governo Alckmin, entre 2003 e 2006, e secretário municipal em São Paulo na gestão Covas, entre 1983 e 1985.



Além de reforçar a campanha em São Paulo, a escolha é vista como uma maneira de Aécio se aproximar da campanha à reeleição do governador, Geraldo Alckmin (PSDB). O estado é uma preocupação do mineiro por representar o maior colégio eleitoral do país. Anastasia passa a se dedicar à sua campanha ao Senado.



Outra mudança na equipe de Aécio envolve o ex-ministro Xico Graziano, ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele deixa a área de internet para se dedicar à articulação com entidades ligadas a movimentos sociais e para integrar a equipe que organiza a agenda de Aécio. A equipe do marqueteiro mineiro Paulo Vasconcelos entre no lugar da de Graziano.