Aécio : "Respondemos às mentiras com verdades e ao pessimismo com esperança!"




“À mentira vamos responder com a verdade e ao pessimismo, vamos responder com a esperança”, diz Aécio em BH

Belo Horizonte (MG) – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), na capital, após participar do lançamento das pré-candidaturas de Antonio Anastasia para o Senado e Dinis Pinheiro como vice-governador na chapa de Pimenta da Veiga. Aéciorespondeu a perguntas sobre o Encontro Movimento Todos por Minas, eleições 2014, PSD e PSB. A seguir, trechos da entrevista de Aécio Neves.

Sobre o lançamento das pré-candidaturas em Minas Gerais

Vir a Minas é sempre uma injeção de oxigênio e de otimismo em meio a uma caminhada que é uma caminhada complexa, não espero facilidades. Mas quando se vem a Minas Gerais e pode-se receber tanto carinho, de tantas pessoas e de tantas forças políticas em torno da continuidade do nosso projeto, saio daqui com a minha força redobrada e a minha energia também aumentada.

Tenho absoluta certeza que apresentamos aos mineiros uma chapa extremamente qualificada do ponto de vista ético, do ponto de vista moral, do ponto de vista da sua história, da competência. E que permitirá que Pimenta da Veiga, ao lado de Dinis Pinheiro, agora oficialmente nosso candidato a vice-governador e Antonio Anastasia, esse extraordinário homem público, referência hoje nacional e até internacional para quem acompanha a gestão pública, é o melhor que poderíamos oferecer aos mineiros para darmos continuidade, por um lado, às boas ações que aqui vêm sendo desenvolvidas, e avançar em muitas outras.

Tenho certeza que caminhando pelo Brasil terei sempre muita tranquilidade de olhar para Minas Gerais e ver que aqui a nossa campanha está sendo conduzida por pessoas dessa qualidade pessoal, dessa honradez e dessa competência.

Sobre alianças estaduais e aliança nacional

Sempre sou muito crítico a esse número excessivo de partidos políticos. Mas é o jogo, temos que jogar com essas regras. O que estamos percebendo em todo Brasil é que as alianças estaduais não vêm seguindo a lógica da aliança nacional. Apenas mais um exemplo, sábado próximo estarei em Porto Alegre recebendo o apoio do PP, o mais estruturado partido do Rio Grande do Sul. Apenas como exemplo. Poderia citar outros como a Bahia onde estive essa semana.

As construções locais seguem a lógica local, seguem a realidade local. Fico muito feliz de ver que o Pimenta tem hoje uma aliança em torno da sua candidatura e doAnastasia maior do que eu próprio tive nas minhas duas eleições e do que o próprio Anastasia teve. Isso é uma sinalização clara de que as forças políticas querem que Minas continue avançando nesta direção, do trabalho, da seriedade, da meritocracia e dos resultados.

Obviamente, no plano nacional, estamos fazendo o que é possível. Mas o que é mais claro para mim hoje, o que é real em qualquer parte do Brasil é o crescente sentimento de mudança que hoje permeia todas as camadas da sociedade. Não é mais algo restrito ao andar de cima, como alguns gostariam de dizer. Em todos os estados por onde eu tenho andado, no Nordeste em especial, e no próprio Centro-Oeste esse sentimento de mudança é crescente, e acho que teremos como, a partir de uma exposição maior, encarnar o verdadeiro sentimento de mudança, de mudança corajosa e verdadeira, de mudança segura, que o Brasil precisa e quer viver.

Sobre aliança com o PSD

Eu li isso nos jornais. Sempre tenho uma posição de respeitar muito os partidos políticos que atuam em outro campo. Tanto o PSD quanto alguns outros partidos, que hoje são cogitados para estar ao nosso lado, têm uma aliança pelo menos anunciada com o governo federal. Então, cabe a mim respeitar esta aliança. Fico muito feliz de o PSD estar aqui ao nosso lado, como cada uma das outras forças políticas. E vamos aguardar que as coisas avancem. Não dou sinais que depois não possam ser correspondidos. Meirelles é um nome extremamente qualificado e que o Brasil inteiro respeita. Mas o que eu vejo hoje é que o seu partido tem um compromisso com a atual presidente da República. Se isso mudar, vamos conversar.

Sobre propaganda do PT

Acho que o PT assume um atestado de fracasso. Se autoconcede um atestado de fracasso. Porque um partido político que há 12 anos governa o Brasil ao final não tem nada a oferecer, não tem um legado para mostrar, não tem mais esperança para inspirar os brasileiros, o que ele tem é apenas o pessimismo e o medo. Não. À mentira vamos responder com a verdade e ao pessimismo, vamos responder com a esperança. Somos a esperança de um novo ciclo de governo que garanta a melhoria dos nossos indicadores sociais, crescimento sustentável e, principalmente, melhores condições de vida para todos brasileiros.

Sobre Eduardo Campos

Continuo, como diria o velho Otto Lara Resende, onde sempre estive. O meu objetivo é encerrar esse ciclo de governo que aí está, iniciar um outro com planejamento, com ética, com decência, com resultados, sobretudo com competência, tudo que falta ao atual governo. Temos que respeitar as posições dos outros candidatos. Não mudarei a minha estratégia, e tampouco os entendimentos e acordos que firmei. Pelo menos da minha parte eles serão honrados.