Anastasia lança "Agenda de Legado" para projetar Aécio



Fonte: Portal O Tempo online

Link: http://www.otempo.com.br/capa/política/anastasia-lança-agenda-de-legado-para-projetar-aécio-1.785202
Anastasia lança “agenda de legado” para projetar Aécio

Governador se reuniu ontem com secretariado e indicou programas-chave para o ano eleitoral

Isabella Lacerda

Às vésperas do anúncio oficial do candidato do PSDB que vai disputar a sucessão no Palácio Tiradentes, previsto para a próxima semana, o governador Antonio Anastasialançou ontem o plano de metas do governo estadual para o ano de 2014, agora chamado de “agenda do legado”. Além de garantir que “está tudo em ordem com as contas do Estado”, o tucano apresentou índices que comparam os resultados obtidos por Minas no ano passado com os de 2003 (veja arte abaixo), quando o hoje senador e presidenciável Aécio Neves assumiu o governo. Todos os números mostram o Estado em um cenário que, segundo o próprio governador, avançou nos últimos anos.Durante reunião com o secretariado, o tucano indicou programas que ganharão fôlego neste ano nas áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e Copa do Mundo. Tanto que um comitê foi criado, sob o comando do governador, para coordenar esses trabalhos. “É para termos prioridade em ações mais emblemáticas até o final do ano”, justificou Anastasia.

O lançamento de um plano de metas para 2014 faz parte, segundo lideranças tucanas, de estratégia adotada pelo PSDB para fazer do governo mineiro vitrine para a campanha de Aécio à Presidência da República, além de facilitar a permanência do PSDB no comando do Estado. Um dos objetivos é destacar ações lançadas pelo ex-governador durante os quase oito anos em que esteve à frente da administração estadual.

Não por acaso, as metas apontadas para 2014 têm a intenção de colocar Minas em um espaço de destaque nacionalmente. Um exemplo citado pela secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na área da educação, que, segundo ela, “vai fazer com que o resultado de Minas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) seja ainda melhor”.

Afagos. Ainda neste ano, o governo mineiro vai criar uma forma de “afagar” os servidores públicos estaduais. Ontem, Anastasia e Renata Vilhena anunciaram o lançamento de um programa, além do já anual prêmio por produtividade, que incentiva o cumprimento de metas por parte do funcionalismo público.

“Estamos anunciando outros tipos de incentivo, como participação em eventos, capacitação, cursos de formação”, explica a secretária. Reajustes salariais, no entanto, não devem ocorrer de imediato. “Depende da lei de política remuneratória, vista em outubro”, finalizou.