Aécio : "Os democratas precisam denunciar os apagões de informações na Venezuela"


Brasília – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disse no domingo (16) que a situação política da Venezuela desperta preocupações e demanda atenção por parte “dos democratas da América Latina”. O tucano destacou as denúncias de uma possível censura no país, que estaria afetando inclusive as redes sociais.

“[Os democratas precisam denunciar os verdadeiros ‘apagões de informação’ nas redes sociais e censura imposta à imprensa venezuelana, que visam impedir que o mundo acompanhe o que acontece nas ruas de Caracas”, afirmou o presidente do PSDB.

“Confirmamos que imagens vêm sendo bloqueadas no Twitter na Venezuela. Acreditamos que o governo esteja por trás disso”, disse à BBC o porta-voz do Twitter Um Wexler.

Cumplicidade

“O governo brasileiro é cúmplice da violência na Venezuela e se cala”, analisou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). A relação entre os governos do PT e o regime venezuelano foi uma das principais marcas da política externa brasileira nos últimos anos.

A afinidade entre petistas e o governo venezuelano chegou a motivar a presença do então embaixador do país, Maximilien Sánchez Arveláiz, em ato favorável a José Dirceu promovido em fevereiro do ano passadoem Brasília.

Tensão

A Venezuela vive confrontos, nos últimos dias, entre apoiadores e opositores do regime do presidente Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez. Mais de 60 pessoas foram feridas pelos conflitos, de acordo com números oficiais.

Maduro tem apontado estrangeiros, como o líder colombiano Álvaro Uribe, ex-presidente da República da Colômbia, e funcionários da Embaixada dos Estados Unidos no país, entre os responsáveis pelos problemas – desprezando um quadro de problemas econômicos e escassez de alimentos que se instala no país.

Fonte: PSDB