Minas exporta alta tecnologia

Tecnologia pesa na balança de Minas


Exportação de produtos que vão de válvulas cardíacas a helicópteros avança 8,3% e soma US$ 1,15 bi em 4 meses

Enquanto a pauta básica de exportação mineira sofre com as turbulências econômicas vividas por países europeus, um tipo de produto se sobressai, garantindo a diversificação do comércio exterior. Bem diferente do café, do minério e outros itens tradicionais que dão peso à balança comercial mineira, as vendas externas dos produtos de alto teor tecnológico avançaram 8,3% no primeiro quadrimestre, segundo estudo da Fundação João Pinheiro. O crescimento supera a média nacional, que foi de 7,5% no período. Em Minas, o volume de negócios de janeiro a abril atingiu US$ 1,15 bilhão.

Os produtos intensivos em informação e conhecimento (PII&C) são divididos em cinco categorias. A que apresentou maior avanço foi a automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval, com variação de 13,1% no período. O destaque se deu com a venda de produtos ligados ao setor aéreo. No primeiro quadrimestre, o volume de vendas ao exterior cresceu 143,2%. A variação é sustentada principalmente pela entrada em funcionamento do Polo de Asas Rotativas de Itajubá, no Sul de Minas, onde está instalada a fábrica da Helibras. Dos US$ 89 milhões que foram adicionados à pauta nos quatro meses, US$ 52 milhões foram relativos apenas aos helicópteros.

A pauta desses produtos é composta de itens que vão desde válvulas cardíacas até impressoras e tratores. A avaliação do governo é que o segmento tem potencialidade para crescimento mesmo em períodos de crise. "É um grupo de produtos que agrega mais valor que os tradicionais", avalia a coordenadora do estudo e pesquisadora da Fundação João Pinheiro, Elisa Maria Pinto Rocha, ressaltando a importância de o estado estar atento para a diversificação das exportações. No entanto, apesar da evolução registrada nos últimos meses, Minas ainda exporta menos que a média nacional. Enquanto 21,3% da pauta nacional é oriunda desses segmentos, no estado, somente 11,1% do total está ligada a esse tipo de produtos.

Estado de Minas