Comunidades de baixa renda monitorada





Projeto mapeia comunidades de baixa renda


Um projeto pretende mapear locais de interesse público para comunidades de baixa renda, como hospitais, escolas, comércios, ONGs, praças, quadras e atividades culturais.
Criado pela ex-primeira dama, Ruth Cardoso, o Wikimapa é uma iniciativa do Programa Rede Jovem, da ONG Comunitas, e tem como base uma ferramenta colaborativa em cima da plataforma do Google Maps.
Por enquanto, foram mapeados alguns locais do Brasil e cinco comunidades do Rio de Janeiro: Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Morro do Pavão-pavãozinho, Morro Santa Marta e o Complexo da Maré.
A iniciativa conta com um representante em cada área, denominado de wiki-repórter que, por meio de um celular com o aplicativo Wikimapa, GPS e câmera, faz o mapeamento local. Os relatos podem ser acompanhados pelo blog.
Além disso, o projeto já atinge outras mídias, como o próprio celular, já que um aplicativo vai estar disponível para smartphones. O Wikimapa também tem um perfil no Twitter, no qual novos mapeamentos são avisados aos seguidores.


Escrito por Bruno Roberti em Uoltecnologia