Mostrando postagens com marcador Médica Cubana. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Médica Cubana. Mostrar todas as postagens

Médica cubana se diz enganada por Cuba e pede asilo


Cubana do “mais médicos” pede asilo político no Brasil

TÃO GOMES PINTO

Ronaldo Caiado afirmou que a liderança do DEM na Câmara será a embaixada da liberdade para os médicos cubanos

Integrante do Mais Médicos, a cubana Ramona Matos Rodriguez, 51, deixou o programa e anunciou na noite desta terça-feira (4) que vai pedir asilo político ao Brasil. Ela disse que vai permanecer refugiada na liderança do DEM na Câmara dos Deputados, aguardando uma decisão do governo brasileiro, já que está sendo "perseguida pela Polícia Federal".

Clínica-geral, ela chegou ao país em outubro e atuava em Pacajá, no Pará. Ela diz que deixou a cidade no sábado e seguiu para Brasília após descobrir que o valor de R$ 10 mil pago pelo governo brasileiro a outros médicos estrangeiros era muito superior ao que ela recebia pelos serviços prestados.

A cubana alega ainda ter sido enganada sobre a possibilidade de trazer seus familiares ao país.

Ramona foi apresentada nesta terça no plenário da Câmara por líderes do DEM. Em entrevista, ela contou que recebia por mês US$ 400 para viver no Brasil e outros US$ 600 seriam depositados em uma conta em Cuba, que só poderiam ser movimentados no retorno para a ilha.

A médica não revelou como chegou à capital federal nem como foi feito o contato com os deputados da oposição. Ela contou, porém, que decidiu procurar o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) depois de fazer uma ligação para uma amiga no interior do Pará e ser informada que a Polícia Federal já tinha sido acionada para buscar informações sobre seu paradeiro, sendo que agentes teriam procurado seus conhecidos na cidade.
Brasil 247

Médica Cubana : Realidades de Brasil e Cuba são bastante parecidas

Estrangeiro é recebido com doce e cachaça
Os médicos estrangeiros foram recebidos com festa no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram presenteados com flores, queijo, doce de leite e até cachaça por dezenas de pessoas que foram até o aeroporto. Nessa segunda-feira, 16, os médicos tiveram um encontro com a área técnica do Ministério da Saúde, no qual foram tratadas questões da atenção primária à saúde. Uma das médicas cubanas é Natacha Romero. Para ela, não haverá dificuldades técnicas no trabalho que vai desempenhar, porque Cuba e Brasil têm realidades bastante parecidas. Ela vai atuar em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais. "Como não ficar contente em trabalhar aqui? O povo brasileiro nos recebeu bem, apesar de ler algumas opiniões contrárias a nosso respeito", disse.
(...)
Estado de São Paulo