Criatividade e sustentabilidade: Casa Fiat de Cultura inaugura presépio de Natal


Construído com recicláveis, presépio colaborativo é um convite à reflexão e ao pensamento ecológico
Por LETÍCIA FONTES
27/11/20 - 03h54
https://www.otempo.com.br/


Foto: Flavio Tavares


Para alguns, são só papel e papelão. Mas para o artista plástico Leo Piló, os materias são sinônimos de caridade, esperança e fé. E a menos de um mês para o Natal, mesmo com o momento de restrição imposto por conta da pandemia do coronavírus, a tradição em recriar a chegada do menino Jesus ao mundo não poderia ter melhores companhias.

Pelo sexto ano consecutivo, mantendo o espírito natalino, a Casa Fiat de Cultura inaugurou, nesta quinta-feira (26), o tradicional presépio colaborativo na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com a ajuda, a distância, de mais de 50 colaboradores voluntários, o projeto esse ano conta com mais de 400 peças confeccionadas em papel kraft e papelão a partir de técnicas de dobraduras, empapelamento, texturização e alfaiataria em papel. O presépio ficará exposto até o dia 6 de janeiro.

"Esse ano fizemos todas as oficinas pela internet e tivemos um resultado surpreendente com muitos colaboradores. E eu acho que isso não é só reflexo do Natal, mas do momento em que estamos vivendo. A reflexão que gostaríamos de propor é que reutilizar esses materiais vá muito além da reciclagem, mas é ressignificar o valor das coisas, vê o que tem valor a sua volta. E Natal é isso, não é perder o seu tempo e o seu dinheiro. Mas do que nunca estamos vendo que tudo que precisamos está debaixo do nosso nariz", explica o artista e curador do presépio, Leo Pilo.

ADVERTISING




Segundo Piló, a inspiração para a criação do presépio esse ano veio da figura materna. O objetivo ainda vai além: oferecer também um novo olhar a objetos comuns e, muitas vezes, banalizados. "O Natal é solidário, é sustentável, é mais coletivo. Nosso planeta é único, precisa de novos hábitos e o presépio é uma forma de despertamos isso nas pessoas", acredita.

Os cinco vídeos, com passo a passo de como fazer os enfeites, podem ser vistos no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube.

Visitação
Em função do distanciamento social, as pessoas só poderão ver o presépio do lado de fora, através de uma vitrine de 10 metros de largura. A visitação é gratuita. "Foi a forma mais segura que encontramos de manter a tradição e respeitar todas as medidas de saúde. A minha dica ao visitar é ir no pôr do sol, poder ver as luzes", conta Leo.



Programe-se
Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Quando: até 6 de janeiro
Onde: vitrine da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade (Praça da Liberdade, 10, Bairro Funcionários, Belo Horizonte)
Quanto: gratuito