Começa nesta terça-feira, online, o Festival do Cinema Italiano


Ao todo, são 25 filmes disponíveis, divididos em duas categorias: Cinema Contemporâneo Italiano, com novos diretores, e a Mostra Retrospectiva das Estrelas
Por ESTADÃO CONTEÚDO
24/11/20 - 10h52
https://www.otempo.com.br/

"Desde que começamos a escrever eu pensava em Alessandro Gassman, filho de Vittorio, como protagonista", diz o diretor, sobre "Non Odiare", Mauro Mancini

Foto: Belas Artes à La Carte/Divulgação



Começa nesta terça-feira, 24, o Festival de Cinema Italiano. Enquanto o Varilux (do Cinema Francês) escolheu ser presencial, o do país da bota segue no ambiente online, cm acesso gratuito para os assinantes da plataforma do Cine Petra Belas Artes, Belas Artes A La Carte, que podem assistir aos filmes por um período de 15 dias. Para quem não é assinante, o acesso ao pacote de filmes custa R$ 9,90.

Entre as atrações, está, por exemplo, "Padrenostro", de Claudio Noce, que rendeu a Pierfrancesco Favino o prêmio de melhor ator por Padrenostro, de Claudio Noce. O filme retorna aos anos de chumbo, ao terrorismo dos anos 1970, quando a Itália cindiu. No Lido, Noce repetiu várias vezes que seu filme não era político, mas uma crônica familiar, uma história de pai e filho. "Padrenostro" estreou na Itália em 24 de setembro. Ficou três semanas em cartaz até o novo lockdown na Itália, por causa da pandemia.

Outra atração do festival deveria ter estreado em abril - "Cosa Sarà", de Francesco Bruni -, mas somente chegou às salas em 24 de outubro. Kim Rossi Stuart faz o cineasta diagnosticado com leucemia. Ele cai na estrada com o pai e a filha em busca de uma suposta irmã, que poderá ser a doadora de medula na cirurgia que precisa fazer. "Ao mesmo tempo que tem a estrada, no filme tem toda a parte cirúrgica, o tratamento de quimioterapia. Fiquei com medo de que as pessoas não se interessassem pelo filme na pandemia, mas o carisma de Kim ajudou bastante".

Mais um filme que chega ao festival via Veneza é "Non Odiare", de Mauro Mancini. "A ideia deste surgiu quando encontramos essa história ocorrida na Alemanha, de um médico judeu que se recusa a operar um paciente que tem a suástica tatuada no ombro. No limite, ele terminou operado por outro cirurgião, mas a ideia ficou conosco. E se a intransigência do médico tivesse levado o paciente a óbito?", diz o diretor.

Ele fala, ainda, que, desde o início em Alessandro Gassman, filho de Vittorio, como protagonista. "Queria evitar o estereótipo e, ao mesmo tempo, pensava num filme muito austero. Desde o início trabalhei com um conceito de mise-en-scène. Os personagens deveriam estar isolados em seus mundos. O que não dizem é mais importante do que aquilo que dizem, e a luz, os movimentos de câmera expõem o interior de forma muito visceral. Vivemos hoje num mundo em que as pessoas fazem questão de manifestar seu ódio. Creio que, neste sentido, a Mostra d'Arte Cinematográfica de Veneza deste ano, com os condicionamentos determinados pela Covid 19, nos levou a refletir de uma maneira profunda sobre o mundo em que vivemos", avaliou, em Veneza.

A par dos inéditos, o festival também promove uma retrospectiva de grandes estrelas. São 12 títulos considerados clássicos, incluindo "Rocco e Seus Irmãos", de Luchino Visconti; "A Aventura", de Michelangelo Antonioni; "Gaviões e Passarinhos", de Pier-Paolo Pasolini; "Il Segreto del Vecchio Boscchio", de Ermanno Olimi, e "Cesare Deve Morire", dos Irmãos Taviani.

Ermanno Olimi assina talvez um dos filmes mais misteriosos na retrospectiva do Festival Italiano de 2020. Baseia-se no livro de Dino Buzzatti, e ambos, romance e filme, têm tudo a ver com o que se passa no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro tentou comprar briga com os países europeus que estariam, segundo ele, devastando a Floresta Amazônica. Não mostrou provas. "Il Segreto del Bosco Vecchio" é sobre general que assume um projeto para devastar floresta na Itália. Mas não o leva adiante porque possa a ser perseguido pelo segredo do título - as vozes dos fantasmas que habitam a região.

Outros destaques

* "Il Ladro di Giorni". De Guido Lombardi, a história do garoto traumatizado ao ver o pai ser preso diante dele. Agora ele volta, em liberdade, para tentar reatar a ligação. Com Riccardo Scamarcio e Augusto Zazzaro.

* "5 É Il Numero Perfetto". Igort dirige o thriller dramático baseado em sua história em quadrinhos. Foi apresentado na seção Giornate Degli Auttori no Festival de Veneza do ano passado. Com Toni Servillo e Valeria Golino. Camorrista da velha guarda tenta vingar a morte do filho

* "Burraco Fatale". Quatro amigas que adoram jogar cartas inscrevem-se num torneio de profissionais. Giuliana Gamba dirige Angela Finocchiaro, Claudia Gerini e Loreta Goggi. É o início de uma aventura que as levará a um mundo que elas nem sonham.

Ao todo, são 25 filmes disponíveis, divididos em duas categorias: Cinema Contemporâneo Italiano, com novos diretores premiados, e a Mostra Retrospectiva das Estrelas (com clássicos como "O Carteiro e o Poeta").

O festival estará disponível por 15 dias, a partir desta terça, em todo o Brasil. O usuário tem de entrar na página para escolher os filmes que quiser ver. Dentro da página do filme, deve clicar no botão 'assistir' e será direcionado para o site do Belas Artes