Aécio denuncia a desconstrução do Circuito Cultural da Praça da Liberdade



Estou recebendo muitas mensagens de pessoas ligadas à área cultural de Minas pedindo que eu me manifeste sobre o que eles entendem ser o início da desconstrução do Circuito Cultural Praça da Liberdade pelo governo do PT. Primeiro, com a suspensão da implantação do Cena, que seria um grande espaço de apoio aos profissionais das artes cênicas. Agora, com a revelação de que a exposição interativa montada no Palácio da Liberdade teria sido desmontada e até mesmo destruída.

O Circuito Cultural era um sonho de muitos mineiros e eu me orgulho do meu governo ter conseguido começar a transformá-lo em realidade. Foi muito difícil colocar de pé o projeto. Aliás, construir é muito difícil, enquanto sabemos como é fácil destruir. Hoje, o Circuito é uma realidade conquistada pelo trabalho de milhares de pessoas.


Entendo a preocupação de todos os que me procuraram e manifesto a minha solidariedade aos que estão indignados com iniciativas como essa, que têm levado à destruição ou suspensão projetos importantes para os mineiros, pelo simples fato de terem sido realizados por gestões anteriores. Minas não merece isso.

Divido com vocês o post do curador da exposição desmontada/destruída, Marcello Dantas, e a reportagem realizada na época da inauguração, para que quem não teve a oportunidade de visitá-la possa conhecer um pouco do que foi feito. Repare que a exposição, que relembrava momentos importantes da nossa história, foi feita de forma a não interferir no patrimônio arquitetônico e no funcionamento do prédio, que continuou sendo usado para atividades de trabalho do governador. - 


Aécio Neves