Pimentel perde 10 pontos na pesquisa de intenção de votos


Nacionalizar não faz bem a Pimentel


Ficou provado, mais uma vez, que nacionalizar o discurso não faz bem ao candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel, segundo os dados do instituto Veritá que o Hoje em Dia divulgou nessa quarta-feira (30) com exclusividade. À noite, o Ibope divulgou números semelhantes. O petista já teve 38%, perdeu dez pontos e, agora, tem 28%. É claro que ele não disputa sozinho e que o outro lado, no caso o tucano Pimenta da Veiga, também iria ficar mais “conhecido” e ocuparia espaço, mas há indecisos para todos e com fartura.

Pimentel perdeu mais porque mudou o discurso que estava evitando e passou a mostrar-se como adversário do candidato presidencial Aécio Neves (PSDB). Se optar por ser o representante da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em Minas, vai perder a eleição. No dia 28 de julho, cismou de ir a Cláudio, município do Oeste mineiro, apenas para colocar mais pimenta na crise que envolve Aécio referente ao aeroporto de familiares, que ele chamou de “aeroporto do titio”.

Ao contrário, o petista tem o que mostrar se se lembrar de que já foi “bom de serviço” quando era prefeito de Belo Horizonte (2000-2008). Mas se for na linha contrária, irá facilitar o trabalho do rival, que também erra ao ignorar o apoio do presidenciável tucano. Pimenta da Veiga teve a seu favor, por exemplo, mídia de televisão até 30 de junho passado e não a aproveitou para colocar Aécio dizendo quem era seu candidato. Perdeu o timing e, agora, deverá fazê-lo durante o horário gratuito eleitoral, a partir de 19 de agosto. Ele terá tempo suficiente de televisão, quase três vezes mais do que o rival. Por outro lado, pode encontrar o petista mais competitivo se esse esquecer Aécio e mostrar o que fez.