Lula tenta de livrar do prejuízo dado ao PT por André Vargas

fonte: O Globo Online
Link: http://oglobo.globo.com/pais/executiva-do-pt-se-reune-hoje-para-discutir-futuro-de-vargas-12148066#ixzz2yUcVGSKh

Executiva do PT se reúne hoje para discutir futuro de Vargas

Segundo alto dirigente do partido, clima é de mal-estar, porque deputado não renunciou ao mandato

O pedido de renúncia teria sido feito pelo presidente do PT, Rui Falcão

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu o tom para reunião a que acontece nesta quinta-feira na sede do PT em São Paulo: o partido não pode "pagar o pato" pelas denúncias que envolvem o deputado licenciado André Vargas, de que teria ligações com o doleiro preso Alberto Youssef. O clima da reunião da executiva da legenda é de "mal-estar", usando as palavras de um alto dirigente petista, uma vez que André Vargas não cedeu ao pedido feito pelo presidente do partido, Rui Falcão, para que renunciasse ao mandato. O pedido teria sido reiterado por outros dirigentes e parlamentares; e a decisão de apenas pedir licença do cargo irritou a cúpula petista, que sente a legenda sendo arrastada para um escândalo.

A proposta inicial que deverá ser apresentada na reunião de hoje é a criação de uma comissão formada por três dirigentes para analisar a conduta de Vargas. No entanto, não está descartado que o caso seja levado à Comissão de Ética do partido. De todo modo, Vargas pode ser punido com a suspensão ou mesmo a expulsão da legenda. Mesmo que não integre a executiva nacional, Vargas poderá participar da reunião.

A avaliação de dirigentes do PT é que o deputado licenciado tem pouco apoio interno e que suas primeiras reações à denúncia irritaram ainda mais a cúpula do partido. Entre os aliados de Vargas estariam os deputados Cândido Vaccarezza e José Mentor.

- A questão não é essa. Eu defendo a ética e defendo que as pessoas tenham amplo direito de defesa. Tem algo que ele (Vargas) admitiu que foi um grande erro dele, que foi aceitar a viagem no jatinho, mas ele afirma que não é sócio do doleiro - disse Vaccarezza.

Falcão, Lula e os demais dirigentes estão preocupados com o reflexo das denúncias contra Vargas no desempenho eleitoral do partido, principalmente na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que passa por momento de turbulência com a crise na Petrobras. Os dirigentes também não aprovaram a iniciativa do deputado Zé Geraldo (PT-PA), ontem, de tentar evitar a abertura do processo contra Vargas na Comissão de Ética da Câmara.