Aécio cobra de Dilma o devido cumprimento da Constituição do país



onte: Yahoo! Notícias


Link: https://br.noticias.yahoo.com/aécio-explora-crise-petrobras-propaganda-tv-120500718.html

Aécio explora crise da Petrobras em propaganda de TV



As suspeitas envolvendo a Petrobrás serão usadas como mote de uma série de comerciais estrelados pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato tucano à Presidência, que começam a ser exibidos hoje (8) durante a programação das emissoras de TV. Em uma peça de 30 segundos serão mostrados recortes de jornais com notícias sobre a polêmica compra pela estatal da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Na sequência, o senador diz que é "inaceitável" e "vergonhoso" o que está ocorrendo com a estatal. E finaliza: "Somente nesse governo ela perdeu metade do seu valor e tornou-se uma das (empresas) mais endividadas do mundo". A estratégia de usar a crise na Petrobras para questionar a fama de "gerente" da presidente já vinha sendo usada na plataforma digital do tucano na internet, além de pontuar seus discursos e pronunciamentos.

Ontem (7), em Porto Alegre, Aécio confirmou que representantes de partidos da oposição vão acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar garantir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada especificamente para investigar Petrobrás. "Vamos pedir que se cumpra a Constituição, que se garanta o direito das minorias de investigar", disse.

Inflação. Na propaganda partidária, o tucano também aparecerá pedindo "tolerância zero" com a inflação. "Com o mesmo dinheiro, você compra hoje o que comprava um ano atrás?", questiona Aécio. Desde o início do governo Dilma, o índice oficial de inflação (IPCA) sempre esteve acima do centro da meta, de 4,5%. Em 2011, chegou a bater o teto da meta e fechou em 6,5%. "O ambiente econômico ruim não pode ser ignorado", disse ao Estado o publicitário Paulo Vasconcellos, responsável pela campanha e marqueteiro de Aécio na disputa presidencial.

A versão estendida do programa partidário do PSDB vai ao ar no dia 17 e seguirá a mesma linha de críticas à economia. A novidade, porém, será um depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ressaltará a criação do Real. O comercial mostrará ainda uma biografia de Aécio e reforçará sua ligação com o avô Tancredo Neves. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.