Aécio muda datas da propaganda do PSDB para unir a oposição contra Dilma



Fonte: Bem Parana

Aécio muda data de inserções do PSDB na TV para “colar” em Campos
 Folhapress

Por Daniela Lima

SÃO PAULO, SP, 27 de março (Folhapress) - Nome dos tucanos para disputar o Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) mudou a data da propaganda e das inserções do PSDB em rede nacional de TV e rádio para posicioná-las logo após as aparições de seu colega na oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições deste ano, o governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Com isso, Aécio garantiu três semanas consecutivas de exposição dos adversários da petista na TV e no rádio. Juntos, PSDB e PSB terão no total uma hora para apresentar seus candidatos. Cada um dos partidos terá direito a quatro dias para exibir suas inserções, que são peças publicitárias com 30 segundos ou um minuto de duração.

Somadas, não devem ultrapassar o limite de cinco minutos diários. Elas irão ao ar sempre às terças, quintas e sábados. Além disso, as siglas terão a propaganda partidária: um programa com dez minutos de duração para cada uma.

O programa do PSB irá ao ar na noite de hoje, estrelado pelo governador pernambucano e a ex-senadora Marina Silva, cotada para sua vice. Depois, o partido começará a exibir suas inserções, dos dias 29 de março a 5 de abril.

O PSDB fará o inverso. Abrirá seu bloco de propagandas com as inserções e fechará com o programa partidário. As peças curtas de publicidade começarão a ser exibidas no dia 8 de abril e seguirão no ar até o dia 15. No dia 17, irá ao ar o programa da legenda, com dez minutos de duração. Será o principal filme na estreia do novo marqueteiro de Aécio, Paulo Vasconcelos, que coordena o conselho de comunicação do tucano.

A exposição sequencial dos dois adversários de Dilma só foi possível porque Aécio, que é presidente nacional do PSDB, negociou com dois partidos diferentes a troca das datas do horário eleitoral gratuito. As datas das inserções que entram logo após a propaganda de Campos estavam reservadas ao PSC. Já o programa partidário, que vai ao ar no dia 17, estava reservado para o DEM.

Entre os aliados do senador, o único lamento é que a peça será veiculada às vésperas da Semana Santa. Eles acreditam que, por conta do feriado, a audiência possa ser menor.

Preparação

A equipe de Aécio fez uma série de pesquisas qualitativas para definir a melhor forma de "apresentar" o senador ao eleitorado. Foram 50 entrevistas com grupos de dez estados diferentes. As pessoas que participaram foram selecionadas por declarar conhecer o senador "pouco" ou "só de ouvir falar". A maioria, no entanto, não reconhecia Aécio nem em fotos.

A equipe do senador gravou um vídeo em que ele se apresentava. Ao fim, as pessoas apresentavam suas principais impressões sobre Aécio. Com esses dados, a equipe definiu o que seria a "fórmula" a perseguir na propaganda tucana. Querem vender Aécio como uma mistura dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso. "O carisma de um e a eficiência do outro", afirmou Vasconcelos.