Aécio presta homenagem às vítimas do Holocausto



Aécio presta homenagem à FEB e às vítimas do Holocausto


São Paulo (SP) – O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), participou, na noite desta segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, promovida em São Paulo pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), com o apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este ano, além de lembrar as vítimas do regime nazista, a comunidade judaica homenageia a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que há 70 anos desembarcou na Itália para lutar ao lado dos Aliados contra o nazifacismo.

“É um privilegio poder estar aqui, próximo à comunidade que tanta contribuição vem dando historicamente não apenas ao desenvolvimento do Brasil, mas do mundo, seja nos valores, seja no empreendedorismo. Por isso sempre tive uma proximidade muito grande com a comunidade judaica. Minha presença aqui hoje é não para lembrar uma data terrível, que envergonha a humanidade”, afirmou o senador.

Em seguida, Aécio Neves disse que: “Mais do que isso. É para valorizar aqueles que souberam enfrentar com galhardia tempos tão difíceis, e hoje estão pelo mundo a nos dar exemplos. E para mim, de forma muito especial, como sanjoanense que sou, aqui vejo também nessa solenidade uma homenagem àqueles brasileiros que saíram daqui, foram à Itália lutar contra o nazifacismo e derrotá-los, como aconteceu com o “Onze”, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha da minha cidade, de São João del Rei. Portanto, é uma dupla satisfação. A comunidade judaica é grande responsável por boa parte das riquezas e do desenvolvimento do Brasil. Merece, portanto, nossa homenagem”.

Além do senador, participaram do evento o presidente da República em exercício, Michel Temer, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os ex-governadores paulistas José Serra e Alberto Goldman.