Cinema em números de patrocínios

Em cinco ou seis dígitos

Por falta de tempo, oportunidade ou vontade -o ruído de pessoas roendo pipoca em uníssono me impede de ouvir os diálogos-, não fui ao cinema assistir ao elogiado "Heleno", o filme de José Henrique Fonseca sobre o craque do Botafogo.
(...)
Mas, a que preço? Antes de surgir a primeira imagem -antes até de piscar na tela o título "Heleno"-, entram os logotipos das empresas que patrocinaram, pagaram, subsidiaram, colaboraram, aprovaram, apoiaram, produziram, coproduziram, associaram-se e, enfim, tornaram possível o filme: Downtown Filmes, Globo Filmes, Goritzia Filmes, RT/features, Prefeitura do Rio, Ministério da Ciência, Governo de Minas Gerais, Apema, Ambev, Ancine, Finep, Cemig, Petrobras, Volkswagen, Correios, CBF, BNDES, CBMM, HBO e EBX.

Folha de São Paulo/ Rui Castro