Em cinco ou seis dígitos
Por falta de tempo, oportunidade ou vontade -o ruído de
pessoas roendo pipoca em uníssono me impede de ouvir os diálogos-, não fui ao
cinema assistir ao elogiado "Heleno", o filme de José Henrique
Fonseca sobre o craque do Botafogo.
(...)
Mas, a que preço? Antes de surgir a primeira imagem -antes
até de piscar na tela o título "Heleno"-, entram os logotipos das
empresas que patrocinaram, pagaram, subsidiaram, colaboraram, aprovaram,
apoiaram, produziram, coproduziram, associaram-se e, enfim, tornaram possível o
filme: Downtown Filmes, Globo Filmes, Goritzia Filmes, RT/features, Prefeitura
do Rio, Ministério da Ciência, Governo de Minas Gerais, Apema, Ambev, Ancine,
Finep, Cemig, Petrobras, Volkswagen, Correios, CBF, BNDES, CBMM, HBO e EBX.
Folha de São Paulo/ Rui Castro