Combate à dengue chega às mídias sociais da internet



Com o objetivo de mobilizar a população para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegipty, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) utiliza as mídias sociais como mais uma ferramenta de comunicação no combate à dengue.

Desde terça-feira (16), já está na web, em caráter experimental, o Dengue Ville, um social game disponível no orkut, que segue modelo semelhante ao do Farme Ville. O público-alvo do Dengue Ville são os jovens e o objetivo é apresentar, de maneira interativa, para este público, que muitas vezes não se envolve com o assunto, a temática da dengue. Somente nas duas primeiras horas de instalação, o jogo recebeu quase 600 acessos.
O jogo acontece em nove cenários diferentes, como por exemplo,uma casa, uma área pública (bairro com rua/ casas/ praça/lote vago), Unidade Básica de Saúde (UBS), obra, hospital etc. Em cada um deles, o usuário recebe uma missão, como esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d’água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em uma UBS, etc.
A SES também está desenvolvendo uma estratégia no Twitter, cuja ação está baseada na idéia de que a dengue está perto de todos, inclusive no Twitter. Para isso, foram criados dois perfis:@denguemosquito e @matadordadengue. Em um primeiro momento, o perfil @denguemosquito adicionará perfis relacionados a Belo Horizonte e aos municípios com a maior incidência de dengue. Depois, a pessoa seguida pelo mosquito receberá uma mensagem informando que a dengue está lhe seguindo e que, para se proteger, deverá clicar no link enviado na mensagem. Ao clicar no link, o usuário deixará de ser seguido pelo @denguemosquito e poderá seguir o perfil do @matadordadengue. Ao seguir o @matadordadengue, o cidadão terá acesso às informações sobre o combate à doença.