Abertas as inscrições para formação do novo grupo da Orquestra Jovem Minas



Os participantes terão tutela profissional para dominar ainda mais seus instrumentos e capacitação para reverberar o projeto
Por DA REDAÇÃO
08/12/20 - 12h50
https://www.otempo.com.br/

O músico Toninho Horta é um dos que apoiam a iniciativa: ele se apresentará na abertura da apresentação de estreia da orquestra 2020, que, claro, será online

Foto: Gustavo Pains/Divulgação

Toninho Horta: o músico se apresentará virtualmente na apresentação do grupo deste ano, na abertura

Foto: Gustavo Pains/Divulgação

12



Estão abertas até o próximo dia 6 de janeiro as inscrições para o novo grupo da Orquestra Jovem Minas, que será formado e ensaiado também no ano que vem. Poderão se candidatar pessoas entre 18 e 29 anos, mas que já toquem um instrumento. Os participantes terão a tutela profissional necessária para aprender a dominar a arte de seus instrumentos e, ainda, capacitação para reverberar esse projeto por meio de uma rede de transmissão cultural. Os instrumentistas de orquestra deverão ter formação básica em violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, tímpano e percussão.

O processo, assim como a participação na orquestra, é totalmente gratuito.
Ao entrar no projeto, os jovens serão apresentados a um grande acervo musical, com repertórios variados, ritmos, gêneros, estilos, manifestações que venham das ruas ou dos grandes teatros. Os participantes serão convidados a refletir a sua própria cultura incorporando rap, funk, beats eletrônicos, baião, forró, clássicos da MPB, e ícones da cultura brasileira.

O grupo terá 58 músicos, arregimentados de forma mista, entre profissionais qualificados e jovens em formação. Além de aprimorar suas habilidades, eles serão estimulados a multiplicar novas formações e abrir conjuntos, quartetos, big bands ou apresentações individuais.

No caso da orquestra, a regência ficará a cargo do maestro Marcelo Ramos, professor de música da UFMG e com extensa bagagem profissional, através de passagens pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e convites para regências dentro e fora do país.


A Orquestra Jovem Minas, integrante do projeto Umoja, faz parte de mais uma ação da Associação Arebeldia Cultural, com sede na comunidade do Alto Vera Cruz, na região leste da capital mineira, fundada por Flávio Renegado e Danusa Carvalho. O centro das ações da Umoja, que significa união em swahili, dialeto africano, éo estudante de música desprovido de recursos financeiros, aquele jovem que, aos 18 anos, sai da escola de música e se vê sem perspectiva de continuidade profissional, sem apoio, longe das práticas coletivas fundamentais para a qualificação e expansão da sua arte.

O processo de inscrição consiste em duas etapas. O preenchimento do formulário on-line e a audição ao vivo, prevista para janeiro de 2021 em local a definir e seguindo os protocolos de segurança e distanciamento social: umoja.com.br/inscricoes.