Orkut ainda é a midia social do Brasil





No ano em que o Orkut começou a gerar receita e foi reformulado, brasileiros descobrem que não é apenas pela rede do Google que podem socializar.

No mesmo ano em que virou fonte de receita e passou pela sua maior reformulação, o Orkut teve razões para começar a se preocupar: em 2009, os brasileiros perceberam que não é apenas pela rede social do Google que podem socializar online.
Não que qualquer rival da rede social do Google a ameaça em curto prazo: a adoção do Orkut entre os brasileiros é tão acachapante (nada menos que 75% dos internautas acessam o serviço) que é difícil imaginar outra rede tomando o posto de mais popular nos próximos anos.
Os números exemplificam a disparidade: o Orkut registrou 27,2 milhões de brasileiros em novembro deste ano, contra 8,8 milhões do Twitter e 7,1 milhões do Facebook e, os dois serviços online mais próximos em termos de penetração de mercado, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen Online.
O crescimento de ambos os serviços – que começaram o ano com 589 mil e 274 mil usuários no Brasil, respectivamente – se apóia tanto no mercado internacional (onde o Facebook ultrapassou o MySpace e se tornou a maior rede social do mundo) como pela adoção do Twitter por canais de TV no País.

Até 2009, “rede social para o brasileiro era somente Orkut. E o ‘somente’ já é muita coisa”, afirma o analista do Ibope Nielsen Online, José Calazans, que traça sua teoria para explicar a atenção dividida do brasileiro.
“A influência veio de fora. Se Facebook e Twitter não tivessem crescido tanto lá fora, o Orkut ainda estaria reinando absoluto”, afirma ele.
O reinado absoluto citado por Calazans diz respeito ao imaginário popular, não à participação de mercado, algo em que o Orkut não deve ser ameaçado em curto prazo. “Veja a procura pelo novo Orkut”, exemplifica.
A reformulação foi o evento mais importante de um ano agitado para o Orkut, que terminou 2008 com seus primeiros experimentos para geração de receita – além dos anúncios colocados em comunidades e perfis, a operadora Oi custeou o primeiro skin para a rede social.

Anunciada em outubro, a reformulação do Orkut foi a aposta do Google para tornar a rede social mais rápida e, em médio prazo, levá-la a outros mercados além de Brasil, Índia e Paraguai, únicos países do mundo onde o Orkut é a rede mais usada.

A principal mudança estava nos bastidores: a estrutura do Orkut foi refeita usando a tecnologia Google Web Toolkit, o que permitirá “diferentes usos futuros”, segundo o diretor de produtos do Google Brasil, Victor Ribeiro.
Usuários que conseguiram convites para o novo Orkut, antes de o Google anunciar que liberaria acesso a todos, poderiam notar a maior velocidade, um número maior de cores e alterações na publicação de conteúdo multimídia.
A polarização com Facebook

Durante o lançamento do novo Orkut, executivos do Google Brasil afirmaram o compromisso em levar a rede social para brigar no mercado internacional, sem citar o nome de quem seria seu principal rival: o Facebook.
De todos os rivais, é a rede social criada por Mark Zuckerberg quem deflagrou a campanha mais explícita para se aproveitar da popularidade do Orkut para ganhar mercado no Brasil.

fonte/uol/tecnologia