Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, são os nomes quentes de hoje. Mas ao buscar um nome para o meu Blog lembrei-me que quando criança gostava de DROPS MISTO. Aquele que tinha vários sabores, várias cores. Talvez um conjunto de sabores me diz melhor sobre a diversidade da vida. Sou cineasta porque o cinema trabalha com muitas formas de expressão artística. Essa diversificação de interesses será o tema de nosso Blog onde conto com vocês para um animado debate de temas atuais.
Artesanato Mineiro mais uma prioridade social e econômica de Aécio Neves.
O governador Aécio Neves inaugurou, nesta quarta-feira (25), no Expominas, em Belo Horizonte, a 20ª Feira Nacional de Artesanato que acontece até o dia 29 de novembro. Neste ano, a feira homenageia o Brasil e sua diversidade cultura, étnica e artesanal. Aécio Neves visitou vários estandes e conheceu os produtos de artesãos de várias partes do Brasil. Durante a visita, o governador comentou a importância do artesanato para a economia mineira.
“O artesanato, além do ponto de vista econômico, tem um aspecto social extremamente relevante. O artesanato é hoje uma importante fonte de sustento e de geração de renda para inúmeras, milhares de famílias de Minas Gerais”, afirmou. Aécio Neves.
O governador também comentou o esforço do Governo de Minas, em parceria com o Instituto Centro Cape, responsável pela organização da feira, para promover a capacitação dos artesãos no Estado.
No ano passado, foi assinado um convênio entre a Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Cape para apoio ao Programa de Certificação da Produção Artesanal/Selo IQS. Artesãos mineiros já estão sendo capacitados com acompanhamento de técnicos da Superintendência de Artesanato. Para participar do programa, o trabalho artesanal precisa ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
“Estamos agora, pela primeira vez, tratando o artesanato como atividade econômica e social de relevância. Portanto, queremos que essa feira cresça, que os artesãos mineiros tenham oportunidade de participar de outras feiras fora de Minas Gerais e mesmo fora do Brasil. Já há, inclusive, em outros países do mundo uma presença relativamente importante do artesanato de Minas e que vem crescendo e que pode crescer ainda muito mais”, disse.
Em 2009, a Superintendência de Artesanato intermediou a participação de 2.580 artesãos mineiros em 21 eventos nacionais, gerando um faturamento de R$ 595 mil.