BELO HORIZONTE (17/08/09) - O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (17/08), no Palácio da Liberdade, do lançamento da Brinquedoteca Móvel, projeto inédito desenvolvido em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas, leia-se Andrea Neves, ) para beneficiar crianças e adolescentes pacientes de 120 hospitais públicos e filantrópicos da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
A Brinquedoteca Móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs, TVs, MP4 e fones de ouvidos. A Brinquedoteca Móvel, segundo o governador, foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por meta melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado.
Ele afirmou que o equipamento poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes já que as atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. De acordo com o governador, o projeto se consolidou em razão da adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que contribuíram para a aquisição dos equipamentos.
No lançamento foram entregues 120 unidades doadas por parceiros a hospitais de todo o Estado. O lançamento foi feito pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves, em solenidade no Palácio da Liberdade, onde os módulos ficaram expostos.
"Hoje, todos sabemos que o ato de brincar é mais do que simples diversão. E que para as crianças em tratamento é mais do simples distração: é, comprovadamente, auxílio importante para o próprio tratamento. Hoje estão sendo entregues as primeiras 120 Brinquedotecas e espero que todos os hospitais possam contar com um módulo desses", disse Andrea Neves, informando que qualquer pessoa ou empresa pode doar a Brinquedoteca Móvel para o hospital da sua cidade.