'A gente que é de matriz africana é de fé', diz Tizumba sobre o atual cenário



Maurício Tizumba, nesta sexta-feira (13), leva o projeto Tambor Mineiro para as ondas da internet
Por FELIPE PEDROSA | @JFELIPEPEDROSA
13/11/20 - 18h49
https://www.otempo.com.br/

Maurício Tizumba, durante a pandemia, experimentou fazer lives

Foto: Patrick Arley/Divulgação



O ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém — muito menos para a classe artística. Maurício Tizumba, por exemplo, em agosto passado, fechou as portas do Espaço Tambor Mineiro, que ficava no bairro Prado, na região Oeste de Belo Horizonte, e teve que se reinventar, ou melhor, aprender a disseminar suas mensagens e sons pelas plataformas online. O artista, no entanto, em um bate-papo com a coluna Trem Para Fazer, do programa Manhã Super, da rádio Super 91,7 FM, deixou claro que tem vários projetos sendo gerados, que o centro de referência da cultura afro-brasileira será reaberto e que ele jamais perde a fé.

"A fé sempre me acompanhou, e eu nunca tive medo de mudanças”, sinalizou Tizumba, revelando de onde vem a força, a fibra, a energia para continuar: "A gente que é de matriz africana, a gente que atravessou o atlântico sequestrado em navios negreiros, é povo de fé, é povo de resistência”, afirma ele. “E é isso o que faz a gente mover e continuar”, completa.

E uma das alternativas — não só para Tizumba, mas para tantos outros artistas independentes — é se jogar nas novas plataformas. Por isso, o músico e percussionista deixa, durante este período de pandemia, os espaços públicos e migra para o 4G, ou Wi-Fi, como você preferir. O projeto Tambor Mineiro, referência na cena cultural de BH, terá uma edição online nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, no canal da Cia Burlantins, no YouTube.

“O Tambor na Praça, na versão virtual, é um pouco mais difícil, complexo, porque na praça você tem o calor das pessoas, da plateia ali junto… e o virtual é complicado, é um desafio, pois nós temos que colocar uma energia legal para quem está do outro lado do vídeo”, explica Tizumba, que na apresentação inédita terá a presença de Renato Motha, seu parceiro desde o início dos anos 80.



Futuro
Tizumba, no bate-papo com a rádio Super 91,7, adiantou ainda um pouco do que vem por aí, num futuro não tão distante. Ao lado de Renato Motha, seu convidado desta sexta-feira (13), e de Patrícia Lobato, ele lançará o disco “Terreiro Zen”. “Eu estou também com um disco do Vander Lee chegando, com o disco que lancei com o Sérgio Pererê, mas que ainda não fizemos o show, e tenho planos de criar um disco novo aí pela frente”, disse.

Certo de sua missão, com a cultura afro-brasileira e com a cultura popular, Tizumba não pretende parar. Além dos discos e shows, assim como os projetos que sempre tocou na capital mineira, ele pretende encontrar uma nova casa para o Tambor Mineiro. “Espero que possa ter um espaço novo em 2021 para continuar trocando essa ideia de tambor na praça, tambor na rua e tambor em todos os lugares possíveis”, finaliza o artista.

O Tambor na Praça, versão virtual, pode ser conferido nesta sexta-feira (13), às 20, no canal da Cia Burlantins, no YouTube. Para conferir, clique aqui!