Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, são os nomes quentes de hoje. Mas ao buscar um nome para o meu Blog lembrei-me que quando criança gostava de DROPS MISTO. Aquele que tinha vários sabores, várias cores. Talvez um conjunto de sabores me diz melhor sobre a diversidade da vida. Sou cineasta porque o cinema trabalha com muitas formas de expressão artística. Essa diversificação de interesses será o tema de nosso Blog onde conto com vocês para um animado debate de temas atuais.
Lafayette Andrada: “A educação é um problema gravíssimo em Belo Horizonte."
Educação de BH despenca na avaliação do IDEB 2019
“A educação é um problema gravíssimo em Belo Horizonte. O ensino público fundamental despenca na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, e está atrás de 475 municípios mineiros, que estão com notas melhores do que as de BH.” Com esse dado estarrecedor, o candidato a prefeito de Belo Horizonte pelo Republicanos, deputado federal Lafayette de Andrada, chama a atenção de todos para a gravíssima situação da educação fundamental na capital mineira.
Para Lafayette, Belo Horizonte tinha de ser a referência em educação para os demais municípios do Estado. E isso não está acontecendo. Essa avaliação precisa ser modificada para melhor e essa é uma de suas propostas de seu governo.
Essa melhoria nos índices será alcançada, segundo ele, com investimentos e valorização dos profissionais de educação; incentivo aos trabalhadores da área, com capacitação e ambiente de trabalho adequado e o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação que tornem mais atrativas as aulas para os alunos, diminuindo, assim, a evasão escolar.
No entendimento de Lafayette, uma das formas dessa melhoria acontecer seria investir na implementação dos colégios cívico-militares, a exemplo do que faz governo Federal. “As escolas militares estão bem posicionadas no Brasil todo, são muito disputadas, ensinam valores do patriotismo, da ordem e do progresso, do respeito aos professores. Por que não implementá-las aqui também?” questiona ele.