Joao Leite lidera pesquisa para a prefeitura de BH







Pesquisa divulgada nessa quinta-feira (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta o deputado estadual João Leite (PSDB) na liderança para a Prefeitura de Belo Horizonte. O tucano tem 32,5% das intenções de voto na disputa do segundo turno na modalidade espontânea. Já o adversário, o empresário Alexandre Kalil (PHS), aparece com 24,6% da preferência dos eleitores da capital mineira. De acordo com o levantamento, 33,8% dos eleitores não sabem ainda em quem votar e 9,2% disseram que não vão votar em ninguém.

Entre os entrevistados, 76,5% disseram que a decisão de voto é definitiva e 22,7% admitem que ainda podem mudar de opinião. Entre os eleitores ouvidos, 0,7% não responderam ou não sabem se podem mudar de opinião em relação à escolha do candidato que comandará a capital mineira a partir do próximo ano.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, João Leite também lidera. Nessa modalidade, ele registra 47,1% e Kalil, 33,3%. Os eleitores que não sabem atingiram 4,7% e o número dos que disseram que não votariam em nenhum deles registrou 14,9%.

Perguntados em quem não votaria de jeito nenhum, Kalil recebeu o maior índice de rejeição: 49,9%. Em João Leite, 39,4% dos entrevistados disseram que não votariam em hipótese alguma. A opção que indica que poderiam votar nos dois alcançou 16,9% e 6,7% responderam que não sabem.

O instituto também quis saber qual dos dois candidatos o eleitor acredita que irá vencer o segundo turno da eleição para prefeito de Belo Horizonte, independente de quem ele irá votar. Para 60,4 % dos entrevistados, o vencedor será o tucano João Leite, para 25,5%, o próximo prefeito será Kalil e 14,1% não sabem.


O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Registro

Data. O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 850 pessoas em Belo Horizonte entre os dias 3 e 5 de outubro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG – 03466/2016.

Recursos
Agilidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nessa quinta-feira (6) por unanimidade que recursos sobre candidaturas a prefeito – em casos de indeferimentos dos registros – serão considerados inválidos se a votação nesses candidatos não influenciar o resultado da eleição. Assim, os prefeitáveis que não obtiveram votos suficientes para o primeiro lugar ou cujos votos somados aos nulos não ultrapassaram 50% poderão recorrer contra indeferimento do registro das candidaturas, mas os recursos serão considerados prejudicados, ou seja, serão descartados sem análise do mérito. A decisão pode dar agilidade à análise de outros recursos relacionados a indeferimento de candidaturas, desde que os agravantes tenham voto suficiente para assegurar uma vitória.


http://www.otempo.com.br/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2016/jo%C3%A3o-leite-lidera-disputa-em-bh-1.1382457