Pimenta acerta candidatura com Pestana



Link: http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/orion-teixeira-1.88649/pimenta-acerta-candidatura-hoje-com-pestana-1.215655
Pimenta acerta candidatura hoje com Pestana – Coluna de Orion Teixeira

Por conta da agenda do presidenciável tucano Aécio Neves, o PSDB mineiro decidiu antecipar o anúncio de seu candidato a governador do dia 17 para o dia 14, na sexta-feira da próxima semana, às 16 horas. Em função disso, e para evitar fissuras internas com reflexos sobre os aliados, os dois pré-candidatos a governador, Pimenta da Veiga e Marcus Pestana, acertam os ponteiros hoje, em Brasília, e a unidade em torno do futuro candidato tucano.


Na próxima segunda-feira (10), os dois comunicam a decisão durante coletiva à imprensa em Belo Horizonte. A tendência é Pestana sair do páreo em favor de Pimenta. Pestana, que também é presidente regional do PSDB, deverá cuidar da própria campanha de reeleição para deputado federal e assumir posto na coordenação da campanha presidencial de Aécio Neves.


Depois de quase um ano de conversações e decantação de um processo que começou com quatro pré-candidatos, os tucanos antecipam o nome a sete meses e meio das eleições do dia 5 de outubro. A decisão é resultado de outra: a saída do petista Fernando Pimentel do Ministério do Desenvolvimento para cuidar da própria campanha a governador. Já que Pimentel entrará em campo, não querem deixá-lo jogando sozinho.

De acordo com Pestana, Pimentel é o melhor nome do PT mineiro, em toda a sua história, para a disputa, mas avalia que ele tem lá suas fragilidades. “Ele deixa o Ministério do Desenvolvimento com dois péssimos indicadores, como o pibinho (baixo crescimento econômico) e o déficit histórico na balança comercial. São duas heranças negativas”, aponta Pestana, afirmando ainda que “ele nada trouxe para Minas”

Com o cabeça de chapa definido, os tucanos irão conversar com os partidos aliados para completar a chapa, que também já tem uma formação delineada, com o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PP), para vice, e o governador Antonio Anastasia para o Senado. Ainda assim, deixarão essa etapa para outro momento para animar as conversas. Eles têm a expectativa de atrair o PSB do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e o PSD do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab.


O PSB mantém-se indefinido em função da campanha presidencial de Eduardo Campos, atual governador de Pernambuco, e das pressões da ex-ministra Marina Silva, provável vice do primeiro. Apesar disso, sua principal liderança em Minas, o prefeito Lacerda, já se definiu e disse que apoiará o “candidato do Aécio”, o que enfraquecerá decisões outras que seu partido poderá adotar.