Anastasia :no programa Roda Viva



Anastasia: Choque de Gestão e a segurança em Minas

Choque de Gestão: No programa Roda Vida da TV Cultura, Governador de Minas ressaltou o modelo de gestão iniciado por Aécio Neves.

Anastasia falou também das mudanças no quadro partidário nacional e de eleições

Fonte: TV Cultura

“Nós precisamos avançar na segurança”

Antônio Anastasia, governador de Minas Gerais, fala das mudanças no quadro partidário nacional, de eleições e de sua administração à frente do governo mineir

O Roda Viva recebeu na segunda-feira (10) o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Ele falou, entre outros assuntos, das mudanças no quadro partidário nacional, de eleições e de sua administração à frente do governo mineiro.

No programa, o governador também falou sobre a violência no estado que teve aumento nos últimos dois anos. Segundo um balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o índice de homicídios dolosos subiu de 18,4 para 19,8 ocorrências por 100 mil habitantes entre 2011 e 2012. O salto foi de 3.630 para 3.924.

“Nós precisamos avançar na segurança”, destacou Anastasia. Segundo ele, este provavelmente será o assunto de campanhas para as eleições. “Eu tenho certeza de que o tema principal da campanha presidencial será a segurança pública. Há um campo imenso e nós precisamos de uma liderança para isso”.

Em 2014, o estado de Minas teve um pico nos índices de violência e nos últimas dois anos voltou a crescer. De acordo com o governador, é “preciso colocar mais efetivos nas ruas e modificar mecanismos que foram adotados. É algo que nos angustia”. Anastasia afirma que a criminalidade acabou migrando para as cidades do interior, já que há menos policiais nas ruas. “A droga está na raiz de quase todos os crimes”.

O governador ainda comentou a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, após ser atingido por um rojão durante manifestação na última quinta-feira (6), no Rio de Janeiro. A morte cerebral do cinegrafista foi confirmada no início desta tarde desta segunda (10).

“Foi um crime, um caso gravíssimo”, lamentou. Para ele, é preciso definir a ação exata que a polícia deve ter durantes as manifestações. “A polícia tem que agir de maneira cirúrgica. É difícil distinguir. Não há timidez. Elas têm sua ação por graduação. Tem a missão de proteger a manifestação que é legítima, mas quando é atacada ela vai reagir. O ponto de equilíbrio exato é o que temos que precisar”.

Político, professor e advogado, Anastasia, do PSDB, foi vice-governador de Aécio Neves até 2010. Na sequência, assumiu o cargo executivo e, nas eleições do mesmo ano, reelegeu-se governador com mais de 6 milhões de votos. Iniciou sua trajetória na administração pública em 1991, como secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral do então governador Hélio Garcia. Em 1994, já assumia as funções de secretário de Estado da Cultura e de Recursos Humanos e Administração.Anastasia trabalhou também no governo federal como secretário-executivo do Ministério do Trabalho e, depois, no Ministério da Justiça.

Em janeiro, ganhou repercussão a declaração de Aécio Neves anunciando um possível afastamento de Anastasia do governo de Minas para disputar uma vaga no Senado. Ele esclarece no programa. Veja no vídeo!

O Roda Viva contou com jornalistas, críticos e especialistas em sua bancada de entrevistadores. A atração ainda teve a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.