Fazendo Arte


Quando as pessoas me perguntam o que faço e eu repondo que faço arte, muitas vezes percebo um pequeno sorriso em seus olhos. Isso porque a expressão fazer arte tem dois significados aparentes, sendo um o do entendimento padrão, que é produzir arte, criar arte e o outro significado já representa fazer travessuras, algo não muito ortodoxo. Mas nessa definição temos também o verdadeiro sentido da arte.
Nada mais é claro na arte do que fazer algo fora dos padrões.
A palavra arte se formos buscar em dicionários, vamos ter como uma de suas definições “ toda a produção da beleza feita por um ser consciente “ Isso não quer dizer que a natureza não seja grande criadora de arte. Pelo contrario, nada é feito mais belo do que as obras da natureza, só que não possuem o sentido de se criar de forma consciente. Pelo menos achamos que a Natureza não “ pensa “ assim.
Outra definição de arte que me agrada muito é que “arte é tudo aquilo que depois de eu ver, ouvir ou sentir me faz ser melhor”
Ao assistir a um filme, ler um livro, ver uma peça, ouvir uma musica, se eu me sentir melhor depois, é porque eu passei por um momento de arte. Por isso que é tão difícil decidir o que seja arte ou não já que os sentimentos dos homens variam de individuo para individuo.
Toda a consideração histórica da arte é exposta em primeiro lugar a conduzir a história da arte na uma história da expressão: Na obra de cada artista procura-se a sua personalidade.
Isso porque de uma forma geral toda a visão artística corresponde a uma perspectiva ótica.
Mas graças aos gênios temos obras consagradoras e que possuem quase unanimidade.
“Agora se eu tivesse de tratar da Arte, insistiria nisso: a arte é uma maneira de fazer, não uma maneira de pensar” (Alain em Preliminaire à L’Esthetique)