"Digna Idade", projeto social de respeito e valorização do idoso

Aécio e Andrea Neves 



Da série : Melhor governador da história de MG
Digna Idade: respeito e valorização do idoso

Lançado em outubro de 2003, pela então presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo então governador de Minas, Aécio Neves, o programa estava presente em todas as regiões do Estado e tinha como finalidades humanizar o atendimento e garantir melhores condições de vida aos idosos assistidos em instituições de longa permanência.

O programa garantia investimento para a estrutura física, aquisição de equipamentos e utensílios e capacitação de pessoal nas áreas administrativa e de atendimento aos idosos.

As reformas realizadas nas dependências das instituições garantiram melhor acessibilidade, conforto e segurança. A aquisição de equipamentos possibilitou maior funcionalidade e qualidade no atendimento. Já a capacitação tornou possível mais eficiência e eficácia na gestão das instituições e melhor atendimento individual a cada idoso.

O Digna Idade tinha o apoio do Ministério Público e era realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). As instituições atendidas eram selecionadas por meio do banco de dados do Servas, do Ministério Público e da Sedese. A equipe técnica do Servas visitava as entidades, fazendo um diagnóstico específico da necessidade de cada uma, o que determinava o tipo de apoio oferecido. Após a intervenção, o Ministério Público fazia a avaliação em cada instituição.

“Atuando por meio do Digna Idade, conseguimos garantir mais conforto, segurança e humanização no atendimento prestado aos idosos em Minas Gerais. O programa nasceu de uma constatação que nos foi trazida pelo Ministério Público de uma situação dramática enfrentada por grande parte das instituições de longa permanência para idosos”, destacou a ex- presidente do Servas, Andrea Neves.

"É preciso que cada cidadão, cada família e cada um de nós possamos refletir sobre o tema e procurar alternativas para que os idosos participem de forma ativa e produtiva da vida comunitária. Especialmente, precisamos buscar opções que nos permitam, como sociedade organizada, aprender com a experiência e o conhecimento que eles acumularam." ex- governador Aécio Neves