Pesquisas : Aécio empata com Marina



Aécio e Marina em empate técnico

http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2014/10/03/interna_politica,129615/aecio-e-marina-em-empate-tecnico.shtml

Daniel Camargos

Nova pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha aponta empate técnico entre os candidatos à Presidência Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, segue na frente, com 40% das intenções de voto. Marina tem 24% e Aécio, 21%, o que representa empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


A pesquisa aponta uma tendência de queda da candidata socialista desde o início de setembro, enquanto o tucano conseguiu reduzir a diferença, que chegou a ser de 20 pontos percentuais, para três faltando apenas dois dias para a eleição.

Os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1%. Os votos brancos são 5% e os que pretendem votar nulo 5%. Considerando apenas os votos válidos, que descartam os brancos e nulos, Dilma tem 45%, Marina 27% e Aécio 24%.

Na simulação para o segundo turno, Dilma continua na frente. Mas a pesquisa de ontem mostra que o candidato tucano atinge o mesmo percentual de Marina na simulação. A petista venceria Marina por 48% a 41% e bateria Aécio pelas mesmas parciais. O Datafolha fez 12.022 entrevistas em 433 municípios quarta-feira e ontem. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00933/2014.

Desde que Marina Silva foi escolhida para substituir Eduardo Campos – morto em um acidente aéreo em 13 de agosto – ela apareceu à frente de Aécio Neves nas pesquisas. A socialista chegou a empatar tecnicamente com Dilma – dentro da margem de erro – nas pesquisas de primeiro turno, e em simulações para o segundo turno ficou à frente da petista. Porém, nas últimas semanas, sofreu fortes ataques de petistas e tucanos e apresentou queda progressiva nas intenções de voto.

IBOPE Já o levantamento divulgado ontem pelo Ibope mostra outro cenário. Dilma se mantém na frente com 40% das intenções, mas Marina (24%) tem uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre Aécio (19%). Na simulação de segundo turno, Dilma venceria Marina por 43% a 36%. Contra a Aécio, a vantagem é maior: 46% a 33%.

Para a eleição acabar no próximo domingo, é necessário que o primeiro colocado atinja 50% mais 1 dos votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos . De acordo com o Ibope, os adversários de Dilma somam 53%, e a candidata à releição, 47%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00942/2014.

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição. A presidente Dilma tem o maior índice, que é o percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum. Dilma tem 29%, Aécio 20% e Marina Silva: 18%. (Com agências)

NOVAS PESQUISAS

DATAFOLHA


Dilma Rousseff (PT)............................40%

Marina Silva (PSB)............................ 24%

Aécio Neves (PSDB)............................ 21%

Outros........................................... 4%

Branco/nulo.................................... 5%

Não sabe......................................... 5%



IBOPE

Dilma Rousseff (PT)............................ 40%

Marina Silva (PSB).............................. 24%

Aécio Neves (PSDB)............................ 19%

Outros............................................... 3%

Brancos/nulos........................................ 8%

Não sabe............................................ 7%