Aécio convoca jovens para avançar



Aécio convoca jovens para avançar

http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2014/09/12/interna_politica,127603/aecio-convoca-jovens-para-avancar.shtml

Em BH, candidato do PSDB afirma que eleição está zerada e que chegará ao segundo turno



Juliana Cipriani e Luiz Ribeiro



Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, durante encontro com jovens, em Belo Horizonte: "Não tem nenhum voto na urna e cabe aos jovens escolher o melhor caminho para o Brasil e lutar"



O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou ontem, em Belo Horizonte, que a eleição “está zerada” e, em evento promovido para a juventude, convocou jovens mineiros – havia cerca de mil, segundo a organização – para ajudar em sua campanha. Segundo o tucano, ainda não há nenhum voto colocado na urna e cabe ao eleitor jovem escolher e lutar pelo caminho que acredita ser melhor para o Brasil. Em um discurso mais informal e transmitido on-line, o tucano disse que não iria pedir voto, mas acredita poder fazer o melhor governo da história do país.



Aécio afirmou estar confiante de que vai vencer também em Minas: “Esperem o dia 5, pois é de Minas que sairá a nossa vitória”. Antes, o músico Henrique Portugal, do Skank, e o comediante Marcelo Madureira se incumbiram de pedir aos jovens que multipliquem a votação em Aécio. Entre outras coisas, pediram que coloquem a opção de voto em suas redes sociais. No fim do encontro, questionado se apoiaria a ex-senadora Marina Silva (PSB), caso ela dispute o segundo turno das eleições com a presidente Dilma, o tucano afirmou: “Vou estar no segundo turno e só cabem dois. Só não sei dizer com qual delas (vai disputar)”, afirmou. O tucano disse que que uma “onda de razão” vai atingir os brasileiros.



Aécio ressaltou as convergências “em vários momentos” entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e Marina e disse ser o único habilitado a derrotar o governo do PT pelo antagonismo que seu partido representa em relação à legenda. “Nós não temos convergência com o PT.”



Mais cedo, em visita a Montes Claros, no Norte de Minas, Aécio disse que não vai entrar no “vale-tudo” eleitoral. Ele manteve a estratégia de criticar Dilma e Marina e condenou o que chamou de ataques pessoais da petista à ex-senadora. “Nós estamos vendo ataques pessoais na televisão. Você tem visto as propagandas na televisão comparando a Marina a outros ex-presidentes da República. Eu não faço esse tipo de ataques pessoais. Eu não entro no vale-tudo para ganhar a eleição”, afirmou Aécio, se referindo a propagandas eleitorais de Dilma que compararam Marina aos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Jânio Quadros, que não concluíram seus mandatos.



INCOERÊNCIA Já Marina, segundo Aécio, se parece com Dilma em sua primeira disputa ao Palácio do Planalto. O tucano voltou a apontar incoerências no discurso de Marina e disse que a candidata precisa se posicionar sobre temas polêmicos. Segundo ele, é preciso saber se a candidata “é a Marina que agora abraça o agronegócio ou aquela que propunha em projeto de lei a proibição do cultivo de transgênicos”. Aécio questionou também o fato de ela hoje defender a política econômica do PSDB, “inclusive indo além do que imaginamos adequado, como a autonomia do Banco Central” e de, “lá atrás”, quando estava no PT, ter combatido o Plano Real e votado contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A minha candidatura não se adapta às circunstâncias do momento, não altera por convicções. Eu defendo hoje aquilo que eu pratiquei ao longo de toda a minha vida, e Minas é testemunha disso, é aquilo que farei no governo”, afirmou, alfinetando mais uma vez Marina.



Atacando também a inexperiência da socialista, Aécio repetiu o que tem pregado em seus programas eleitorais. Segundo ele, a Presidência da República não é um lugar de aprendizado, mas de quem tem experiência. No Norte de Minas, Aécio voltou a falar do seu projeto de fortalecimento do Nordeste e prometeu transformar o semiárido em uma região adaptada à produção.



“Isso passa por investimentos. A Embrapa vai a ser a nossa grande parceira na busca de novas tecnologias, e os investimentos não ocorrerão apenas de forma emergencial às vésperas das eleições ou mesmo nos momentos mais agudos da seca”, destacou. Ao lado do seu apadrinhado, que concorre ao governo de Minas, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, Aécio participou de carreata do aeroporto de Montes Claros até o Centro da cidade, onde teve encontro com prefeitos, vereadores e outras lideranças da região. Na reunião, o senador tucano pediu empenho para sua candidatura e para eleger Pimenta para o Palácio Tiradentes. Depois do encontro, Aécio fez caminhada no centro comercial de Montes Claros.